![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhM-toJrvg8szwENqfCtZnxWZ4T3vDtpe2jrVm47teoZ1KOaZl0f3qtyNiQOhrzjKMC4ow8k4EHleHOG1m1tV_5AFLjLvZ1oiRt34HWniNcLjxYVTxybBSjnwL-AXHHG2MWTiHLYPXCaGk/s320/gauchinhoa.png)
06/09/2009
Ganjos do projeto meio ambiente
Para facilitar dividi em partes.
Primeira parte: Conhecendo o meio ambiente
Atividade desencadeadora: Criei uma história assim: "Hoje todos nós vamos entrar em um avião e vamos subir e subir. Quando já estivermos lá no alto vamos ver uma bola com cores azul, verde e branco. Quem sabe o que é? É o nosso planeta terra! Lugar onde vivemos, nós, os animais, as plantas e tudo o mais que esta ao nosso redor". Mostrei uma figura do planeta terra e uma bola de isopor para ilustrar a história.
A2: Construa junto com as crianças um painel com dicas para preservar o meio ambiente Ex.: Vamos cuidar do meio ambiente!! Como? - não jogando lixo no chão - fechando a torneira ao lavarmos as mãos ou a louça e ao escovarmos os dentes - tomando banhos rápidos - usando a folha de desenho dos dois lados - enchendo pouco a piscina - separando o lixo - cuidando dos animais e da natureza
A3: Vamos trabalhar as flores!! Com rolinhos de papel higiênico cortados em na vertical até a metade da extensão do rolo, fizemos os carimbos para criarmos um girrasol. Molhamos e tinta amarela e carimbamos em folhas de ofício verde. Depois com canetinha os alunos desenharam, as folhas, o caule e as sementinhas pretas do girrasol.
A4: Hoje é o dia das folhas!! Desenhei folhas e pedi para que eles pintassem de giz de cera verde. Depois fomos até o pátio da escola, juntar folhas secas para fazermos carimbos de folha. Acabamos encontrando além das folhas uma árvore de ameixas o que me deu ideia para mais uma atividade. Depois dos carimbos de folha seca (é só molhara folha na tinta e prensar na folha), desenhei uma árvore em folha duplo ofício. Pedi para sa crianças picarem papel crepom para colarmos no caule e na copa da árvore. Em cima deste trabalho expliquei o que tinha ocorrido para que aquela árvore existisse foi bem interessante.
A5: Jogo das diferenças!! Dois desenhos iguais, eu fiz duas flores diferentes em vasos diferentes e mudei algumas coisas para depois perguntar o que tinha de diferente uma da outra. Depois dei desenhos de flores para os alunos pintarem e recortarem. Colamos em um canudinho e junto coloquei uma etiqueta em que estava escrito: "Projeto meio ambiente" para que os pais dos meus alunos saibam o que está sendo trabalhado.
A6: Raios de sol!! Nesta atividade eu fiz de canetinha um sol, um semi-círculo e pedi para que os alunos usando o dedo desenhassem os raios de sol.
A7: Macieira!! Em um desenho de árvore os alunos colaram bolinhas de papel crepom vermelho representando as maças e pintaram de lápis de cor.
A8: Nosso mascote! Fiz um boneco de tnt e eva e um caderno. Neste caderno tinham dicas de preservação e uma história de um mundo que pedi ajuda. Apresentei o mascote na rodinha, li a história do caderno e sorteei um nome para levar o mascote para casa. Depois pedi que cada um desenhasse o nosso amiguinho novo.
A9: Pintura!! Pintamos a bola de isopor de azul. Depois fizemos de verde as matas e florestas.
A10: Pedi para os alunos pintaram desenhos pequenos de carros, aviões, árvores, casas, igrejas, pessoas e supermercados. Depois recorte (eu recortei pois eles ainda não conseguem recortar figuras pequenas). Colamos em palitos de picolé e colocamos na bola de isopor pintada. Ficou maravilhoso. Eu não esperava um resultado tão legal!
A11: Hortinha de tomates!! Hoje produzimos uma mini-hortinha. Foi assim: Primeiro cortamos uma garrafa de água de 5 litros. Fomos até o pátio da escola, pegamos terra e enchemos o vaso de material reciclado. Depois colocamos sementes de tomate cereja e plaquinhas (nossa hortinha de tomates, regador e tomatinho). Foi muito legal.
A12: Vasinhos de garrafa pet!! Cortei as garrafas com cuidado para não deixar beiradas que machuquem. Dei para os alunos pintarem de tinta guache e depois de seco passei cola branca para não cair a tinta.
A13: Continuação...Hoje buscamos mais terra e colocamos sementes em todos os vasinho. Vamos cultivar por alguns dias e depois que começar a brotar vou mandar para casas dos alunos. Está será a atividade de culminância (encerramento) desta primeira parte.
O planeta:![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYfdaqKq5w6ZHHAhrwFnqt6ElbU8gIC7xfvnmHt4YrJw_oHlcrpqP07KOjhxzR2RqF2a1GSDr-P3LKGSSVcFspGtzcJuEupC6OHKzXY_Ntx9O-3toSlTr9cWIjsvRHUDuqMVatyK-Y0yU/s280/31-08-09_1659.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSybtK5eRe__2uCgJQJ7ExrwbvjmvM9ty5gvjtVIlS7Z4KseBT0Jeay8AXt__MbYEZNTJ_Ce-wO0qtCwMmjsU3-5Q-GX9onua3dqRy4WUJGfUXV8caaE64hSvlQPwLSkbTI9tYfTNMlXA/s280/31-08-09_1658.jpg)
Fotos da hortinha:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbVBiAj3mv_nTqvwLNeoQRQMzHkfRKHjXAbKu0IlPrU5rjl3LtwgqJOhTnJcz1BNz6YWeq8AYH5_5_ZwGS_ZhTqOe841OxGNyAd6Hb3GXTsyHkuH4_3ojFrAlL3Tp-mHTQ94XcDIpQuzo/s280/18-08-09_0940.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoFv3HOOEkDs4HQPmoaOUY9mQev8cPCR1mVJa2y2qNafOjCMzZ_CWvrjb1ut0sE2rsyPYJHQN_ZmyKtrjuj-898wncNib6uffqGLd_9zUuhE9lxHZF09ZL78bv2Mcc6AWZnt0ImZOcZlA/s280/18-08-09_0941.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIUBqmcpYSkcTA2xF3T4sETvSzvf8JOw402D2mYwKFvLlCJY-d0CdTsvIlqrHrnV_H-Qsl8yaWSdZE5c7KlAsB6QKCmeVzLhuTrgYnqCudInjqNxPDiig5NDbaunMlUrgLA58SEmy2ISs/s280/01-09-09_1541.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkHBY4fz5JJiiZNTT_nj4n8X0wjD_peK77z4CnXvGxvmD98TFbcbR4MKDuegISxCsd7HtDL0t9MqiNMx67G86o9_E2RcNDIFHCgRS0n6fFt5D2brT6pMaRlLryMcIJfx5TRgu3PSep9uM/s280/01-09-09_1546.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2u5-p5Ctqhtb3LefLc1xpLY_KWMkMLLipQp1Yy0TLHm6FLaUmzXN44v0hv1jFEL7804PflQHlFXGj1qPi11rppKKv6ZbIVSEHrn6Ku7LeSIddVz2NVWdWzzKmdEWvxKdIL_CXqePc4VI/s280/01-09-09_1545.jpg)
Primeira parte: Conhecendo o meio ambiente
- O que é o meio ambiente?
- O que o compõe?
- O que podemos fazer para preservar o meio ambiente?
Atividade desencadeadora: Criei uma história assim: "Hoje todos nós vamos entrar em um avião e vamos subir e subir. Quando já estivermos lá no alto vamos ver uma bola com cores azul, verde e branco. Quem sabe o que é? É o nosso planeta terra! Lugar onde vivemos, nós, os animais, as plantas e tudo o mais que esta ao nosso redor". Mostrei uma figura do planeta terra e uma bola de isopor para ilustrar a história.
A2: Construa junto com as crianças um painel com dicas para preservar o meio ambiente Ex.: Vamos cuidar do meio ambiente!! Como? - não jogando lixo no chão - fechando a torneira ao lavarmos as mãos ou a louça e ao escovarmos os dentes - tomando banhos rápidos - usando a folha de desenho dos dois lados - enchendo pouco a piscina - separando o lixo - cuidando dos animais e da natureza
A3: Vamos trabalhar as flores!! Com rolinhos de papel higiênico cortados em na vertical até a metade da extensão do rolo, fizemos os carimbos para criarmos um girrasol. Molhamos e tinta amarela e carimbamos em folhas de ofício verde. Depois com canetinha os alunos desenharam, as folhas, o caule e as sementinhas pretas do girrasol.
A4: Hoje é o dia das folhas!! Desenhei folhas e pedi para que eles pintassem de giz de cera verde. Depois fomos até o pátio da escola, juntar folhas secas para fazermos carimbos de folha. Acabamos encontrando além das folhas uma árvore de ameixas o que me deu ideia para mais uma atividade. Depois dos carimbos de folha seca (é só molhara folha na tinta e prensar na folha), desenhei uma árvore em folha duplo ofício. Pedi para sa crianças picarem papel crepom para colarmos no caule e na copa da árvore. Em cima deste trabalho expliquei o que tinha ocorrido para que aquela árvore existisse foi bem interessante.
A5: Jogo das diferenças!! Dois desenhos iguais, eu fiz duas flores diferentes em vasos diferentes e mudei algumas coisas para depois perguntar o que tinha de diferente uma da outra. Depois dei desenhos de flores para os alunos pintarem e recortarem. Colamos em um canudinho e junto coloquei uma etiqueta em que estava escrito: "Projeto meio ambiente" para que os pais dos meus alunos saibam o que está sendo trabalhado.
A6: Raios de sol!! Nesta atividade eu fiz de canetinha um sol, um semi-círculo e pedi para que os alunos usando o dedo desenhassem os raios de sol.
A7: Macieira!! Em um desenho de árvore os alunos colaram bolinhas de papel crepom vermelho representando as maças e pintaram de lápis de cor.
A8: Nosso mascote! Fiz um boneco de tnt e eva e um caderno. Neste caderno tinham dicas de preservação e uma história de um mundo que pedi ajuda. Apresentei o mascote na rodinha, li a história do caderno e sorteei um nome para levar o mascote para casa. Depois pedi que cada um desenhasse o nosso amiguinho novo.
A9: Pintura!! Pintamos a bola de isopor de azul. Depois fizemos de verde as matas e florestas.
A10: Pedi para os alunos pintaram desenhos pequenos de carros, aviões, árvores, casas, igrejas, pessoas e supermercados. Depois recorte (eu recortei pois eles ainda não conseguem recortar figuras pequenas). Colamos em palitos de picolé e colocamos na bola de isopor pintada. Ficou maravilhoso. Eu não esperava um resultado tão legal!
A11: Hortinha de tomates!! Hoje produzimos uma mini-hortinha. Foi assim: Primeiro cortamos uma garrafa de água de 5 litros. Fomos até o pátio da escola, pegamos terra e enchemos o vaso de material reciclado. Depois colocamos sementes de tomate cereja e plaquinhas (nossa hortinha de tomates, regador e tomatinho). Foi muito legal.
A12: Vasinhos de garrafa pet!! Cortei as garrafas com cuidado para não deixar beiradas que machuquem. Dei para os alunos pintarem de tinta guache e depois de seco passei cola branca para não cair a tinta.
A13: Continuação...Hoje buscamos mais terra e colocamos sementes em todos os vasinho. Vamos cultivar por alguns dias e depois que começar a brotar vou mandar para casas dos alunos. Está será a atividade de culminância (encerramento) desta primeira parte.
O planeta:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYfdaqKq5w6ZHHAhrwFnqt6ElbU8gIC7xfvnmHt4YrJw_oHlcrpqP07KOjhxzR2RqF2a1GSDr-P3LKGSSVcFspGtzcJuEupC6OHKzXY_Ntx9O-3toSlTr9cWIjsvRHUDuqMVatyK-Y0yU/s280/31-08-09_1659.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSybtK5eRe__2uCgJQJ7ExrwbvjmvM9ty5gvjtVIlS7Z4KseBT0Jeay8AXt__MbYEZNTJ_Ce-wO0qtCwMmjsU3-5Q-GX9onua3dqRy4WUJGfUXV8caaE64hSvlQPwLSkbTI9tYfTNMlXA/s280/31-08-09_1658.jpg)
Fotos da hortinha:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbVBiAj3mv_nTqvwLNeoQRQMzHkfRKHjXAbKu0IlPrU5rjl3LtwgqJOhTnJcz1BNz6YWeq8AYH5_5_ZwGS_ZhTqOe841OxGNyAd6Hb3GXTsyHkuH4_3ojFrAlL3Tp-mHTQ94XcDIpQuzo/s280/18-08-09_0940.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoFv3HOOEkDs4HQPmoaOUY9mQev8cPCR1mVJa2y2qNafOjCMzZ_CWvrjb1ut0sE2rsyPYJHQN_ZmyKtrjuj-898wncNib6uffqGLd_9zUuhE9lxHZF09ZL78bv2Mcc6AWZnt0ImZOcZlA/s280/18-08-09_0941.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIUBqmcpYSkcTA2xF3T4sETvSzvf8JOw402D2mYwKFvLlCJY-d0CdTsvIlqrHrnV_H-Qsl8yaWSdZE5c7KlAsB6QKCmeVzLhuTrgYnqCudInjqNxPDiig5NDbaunMlUrgLA58SEmy2ISs/s280/01-09-09_1541.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkHBY4fz5JJiiZNTT_nj4n8X0wjD_peK77z4CnXvGxvmD98TFbcbR4MKDuegISxCsd7HtDL0t9MqiNMx67G86o9_E2RcNDIFHCgRS0n6fFt5D2brT6pMaRlLryMcIJfx5TRgu3PSep9uM/s280/01-09-09_1546.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2u5-p5Ctqhtb3LefLc1xpLY_KWMkMLLipQp1Yy0TLHm6FLaUmzXN44v0hv1jFEL7804PflQHlFXGj1qPi11rppKKv6ZbIVSEHrn6Ku7LeSIddVz2NVWdWzzKmdEWvxKdIL_CXqePc4VI/s280/01-09-09_1545.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJIVEaZ3V9UhyapiOvolLfw7FX-BOTi8o5vmsoNK75qft_WDbImzKy2JDu5bBCi66-nldq-54IcD-YVgXt_THIHnW7ZAg1zAeqQlt36xvFGAdO9yYrK-V4Mx0PQ_7M4cdBYO3G445ZKlk/s280/01-09-09_1547.jpg)