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Apesar de o planejamento ser visto por muitos professores como mais uma exigência das instituições, ele é seu braço direito e garante um resultado positivo em termos de rendimento. O planejamento deve refletir a postura do profissional em sala. Se ele for elaborado apenas para cumprir normas e não olhar para o aluno, torna-se maçante e não funciona. Um planejamento baseado em um posicionamento contrutivista não se baseia apenas em objetivos de ensino e itens previamente definidos para traçar os planos de aula. O planejamento é passível de alterações à medida que as necessidades das crianças aparecem, elas contribuem ativamente para o processo porque trazem para as aulas suas dificuldades e repertório de vida. Ao contrário do pensamento construtivista o ensino tradicional não se preocupa com o que a criança pensa ou gostaria de saber.
Deve-se smpre ouvir o que a criança tem a dizer e com base nas suas dúvidas, experiências, questionamentos e relatos planejar com a criança e para a criança.
muito interessante, gostei...
ResponderExcluirSheyla
ResponderExcluirGostei também; planejar é um momento de reflexão, de transformação da realidade; é um ir e vir constante...