12/02/2010
09/02/2010
Vamos inovar!!!
A proposta é seguinte: que tal deixarmos de lado as os projetos que enfatizam as datas comemorativas e passarmos a inovar?Vamos deixar as datas comemorativas importantes no nosso calendário e as menos importantes deixamos para trabalhar na rodinha. Podemos comentar, explicar e até mesmo ilustrar mas não temos a necessidade de passar 15 dias ou até mesmo um mês naquele determinado assunto. Não que eles não sejam importantes, mas é preciso inovar. E cá entre nós é bem mais fácil termos datas de apoio do que analisarmos as necessidades dos nossos alunos e criarmos apartir daí os nossos projetos. A proposta é inovar!! Tentem deixar de lado o calendário e usem a imaginação, o resultado é gratificante. Todos aprendem e se divertem, as aulas ficam diversificadas e prazerosas até mesmo para nós educadoras, pois deixamos de ser escravas do calendário para dar asas a nosssa imaginação. Experimentem!!!!!
Dicas de projetos independentes:
Dicas de projetos independentes:
- CORES;
- FÁBULAS;
- CULINÁRIA;
- TEATRO;
- HORTA;
- MEIO AMBIENTE;
- FAMÍLIA;
- IDENTIDADE;
- AUTONOMIA;
- MÚSICA;
- POESIA;
- LIXO;
- TÉCNICAS ARTÍSTICAS;
- DOBRADURA;
- OBRAS DE ARTE (RELEITURA);
- ALIMENTAÇÃO;
- PAZ NO MUNDO;
- IDENTIDADE;
- RECICLAGEM;
- ANIMAIS;
- DENGUE;
- TRÂNSITO e
- CONSTRUÇÃO DE JOGOS.
Obviamente datas como dia das mães, dos pais e o natal não podem e nem devem ser deixadas de lado, por serem datas de grande importância. Mas existem algumas que poderiamos dar menos importância e aproveitar para INOVAR.
04/02/2010
O desafio da adaptação
O crescimento de um filho constitui um verdadeiro desafio que devemos enfrentar, pois seguramente será cheio de momentos de felicidade, casos inesquecíveis e conquistas das quais, como pais e pedagogos, nos orgulaharemos.
A proposta abordada é o desafio da adaptação frente ao ingresso da criança na escola. Adaptação que vivemos todos os que estão envolvidos nesta maravilhosa aventura de acompanhar uma nova etapa de nossas crianças. Confiar e compartilhar este momento da vida da criança será gratificante e enriquecedor na medida em que a partir de hoje seja formada uma verdadeira equipe, cim um mesmo objetivo dar o melhor de nós em todos os papéis.
Este desafio não é nada fácil, nem para a criança, nem para vocês, pais, já seguramente irá carregado de sentimentos de ambivalência afetiva e contradição na hora de separar-se pela primeira vez de seus filho.
Neste processo de adaptação, todos nossos esforços deverão centrar-se em acompanhar, apoiar e fortalecer a criança que possa superar os temores pertinentes de uma nova e desconhecida situação.
A Criança nos ver seguros para sentir-se segura, confiante, para poder confiar, abertos a uma comunicação sincera para comunicar-nos sem temor. Recordemos que tudo o que sentimos enquanto adultos, a criança também o sente. A angustia da primeira separção da mãe da família, pode se manifestar através de choro, birras, mal estar físico, indiferença... tudo é esperado e exige um tempo individual e único para cada criança. A adaptação terá êxito na medida em que os alunos vençam esta etapa aceitando contratempos lógicos necessários que acompanham este processo até que as crianças se familiarizem com a nova realidade e possa conhecer, confiar, desfrutar e crescer.
Nós, os adultos, estaremos lado a lado dela, servindo de ponte e contenção, mostrando -lhe o melhor caminho.
Diante dos olhos de uma criança, o mundo se apresenta imenso. A seguramça para conhecê-lo vem da presença das pessoas que amam.
Fonte: Revista ed. Infantil - O guia do Professor
A proposta abordada é o desafio da adaptação frente ao ingresso da criança na escola. Adaptação que vivemos todos os que estão envolvidos nesta maravilhosa aventura de acompanhar uma nova etapa de nossas crianças. Confiar e compartilhar este momento da vida da criança será gratificante e enriquecedor na medida em que a partir de hoje seja formada uma verdadeira equipe, cim um mesmo objetivo dar o melhor de nós em todos os papéis.
Este desafio não é nada fácil, nem para a criança, nem para vocês, pais, já seguramente irá carregado de sentimentos de ambivalência afetiva e contradição na hora de separar-se pela primeira vez de seus filho.
Neste processo de adaptação, todos nossos esforços deverão centrar-se em acompanhar, apoiar e fortalecer a criança que possa superar os temores pertinentes de uma nova e desconhecida situação.
A Criança nos ver seguros para sentir-se segura, confiante, para poder confiar, abertos a uma comunicação sincera para comunicar-nos sem temor. Recordemos que tudo o que sentimos enquanto adultos, a criança também o sente. A angustia da primeira separção da mãe da família, pode se manifestar através de choro, birras, mal estar físico, indiferença... tudo é esperado e exige um tempo individual e único para cada criança. A adaptação terá êxito na medida em que os alunos vençam esta etapa aceitando contratempos lógicos necessários que acompanham este processo até que as crianças se familiarizem com a nova realidade e possa conhecer, confiar, desfrutar e crescer.
Nós, os adultos, estaremos lado a lado dela, servindo de ponte e contenção, mostrando -lhe o melhor caminho.
Diante dos olhos de uma criança, o mundo se apresenta imenso. A seguramça para conhecê-lo vem da presença das pessoas que amam.
Fonte: Revista ed. Infantil - O guia do Professor
Projeto Pedagógico de Adaptação
Educação para um mundo melhor
As crianças, que estão indo para a escola pela primeira vez, sofrem de ansiedade da separação. Elas sentem medo de que os pais não voltem para buscá-las e fantasiam o abandono. É importante que os pais lhes demonstrem interesse pela experiência que elas estão vivendo que as encorajem, reforçando-lhes aspectos entusiasmantes de escola como: conhecer novos amiguinhos, pode brincar com eles, etc. e tranquilizando-os quanto ao amor que sentem por elas, quanto à proximidade que manterão com a escola e com a sua professora e quanto a estarem lá para buscá-las no horário da saída.
Objetivos:
Acolher responsáveis e crianças, introduzindo-os noi universo escolar, que possui regras e objetivos próprios. Enfatizando aos responsáveis que a criança ficará bem e de como esta nova etapa é importante para todos.
Garantir para a criança o tempo necessário para que ela possa construir essa nova relação.
Procedimentos:
1. Organizar com as educadoras momento de entrevista com os responsáveis;
2. Organizar junto com os responsáveis um adulto que fique como referência para a criança no período de adaptação;
3. Estipular horários de adaptação, iniciar com o período de 1 hora nos primeiros dias e ir aumentando, lembrando sempre que estes horários devem ser seguidos com responsabilidade;
4. Oportunizar para a criança momentos agradavéis (pintura, danças, brincadeiras, jogos, contação de histórias...) integrando o processo de aprendizagem da criança com o processo de socialização.
Importante:
Não existe um tempo certo para a criança se adaptar, ou seja, pode ser que em 5 dias a criança aceite completamente esta nova rotina, já em outro caso este processo pode levará mais tempo.
Metodologia:
- bolinha de sabão;
- reciclagem de giz de cera (passo a passo no blog);
- pintura com tinta (pintura de colher, tintas naturais...);
- óculos divertidos;
- contação de histórias;
- brincadeiras de roda;
- massinha caseira;
- culinária (esponja de morango) e
- fantasias.
Lembre-se de diversificar as atividades, ser carinhosa e transmitir segurança tanto para as crianças como para os responsáveis.
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