25/10/2012

TRABALHANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Estamos trabalhando o tema história em quadrinho. O assunto  foi escolhido pelos alunos, que vinham no decorrer do início do segundo trimestre produzindo mesmo sem muito ocnhecimento gibis em sala de aula. Como trabalho em uma turma de turno integral, temos a oportunidade de realizar temas de estudo de maneira mais lúdica e criativa.
Surge então o tema: O fantástico mundo das histórias em quadrinho.
Começamos pela abordagem do surgimento da escrita já que sem ela não haveriam histórias em quadrinhos, depois passamos para a histórias dos gibis, uma linha do tempo que abordou datas importantes para o reconhcimento e valorização dos HQ´S no mundo.
Obviamente que não poderiamos deixar de abordamos, Mauricio de Sousa e sua fantástica Turma da Mônica. Então, pesquisamos sobre o surgimento desta turma, seus diferentes estilo e idades.
Conhecemos um pouco mais sobre a Turma da Mônica Criança, depois pesquisamos sobre a Turma da Mônica Baby e por último mas não menos importante a Turma da Mônica Jovem.
Descobrimos que a turma começou com o Bidu, depois surgiu o Cebolinha para depois surgir Mônica.
Outra descoberta interessante, os personagens da turma são inspirados em pessoas reais, muitos deles nos filhos do proprio Mauricio e um deles Mauricio foi sua propria inspiração.
Durante o trabalho deste tema de estudo os alunos foram criando afeições maiores por determinados personagens e por afinidade cada um escolheu um personagem da turma para representrar.
Partindo dessa afinidade cada aluno irá pesquisar sobre as caracteristicas de quem escolheu e ao final deste trabalho faremos uma palestra para pais e colegas do turno integral para contarmos a eles o que descobrimos.
Uma outro atividade que irá culminar neste momento de palestra é a mostra de trabalhos. Nela os alunos irão apresentar aos pais o Almanaque da Nossa Turma, com histórias em quadrinhos criadas por eles no Núcleo de Informática e customizadas através do Scraap Book por cada um deles.
Acredito que cada aluno conseguiu absorver da melhor maneira o tema abordado e irá carregar consigo essas vivências ludico-pedagógicas dentro da mente e do coração.

Buscar

 
Templates Novo Blogger