22/12/2008

Festa de Natal!!

Dia 22/12 tivemos a nossa festinha de natal (encerramento das atividades do ano, voltaremos só em 05/01/09) com entrega de presentes para as crianças. Muitos presentes foram doados por pessoas ou por empresas como a Unimed e o Sicredi (aqui de Porto Alegre) para garantir o natal da criançada.



Nossa árvore de natal...

o lanche coletivo...




ansiedade na espera do papai noel...

em fim o bom velhinho...








as lembrancinhas feitas pelas crianças...

essa foi a lembrancinha que eu e as minhas colegas do MII e do Jardim B fizemos...

Passeio em família!!!

Ontem fomos ao parque da redenção, aqui em Porto Alegre para passearmos de "cisnei" (pedalinho). Muito legal!!!





















21/12/2008

Muito Legal!!!

Gente vi essa idéia no blog da Giane (http://baladegoma.blogspot.com/) e achei muito legal!!

17/12/2008

Mais ou menos...(Chico Xavier)




Artes do meu filho


Pensando em presentear as avós do meu filho com um trabalhinho feito por ele, tive a idéia de pedir pra ele pintar uns cartões feitos de folha de ofício. Começou com dois cartões e depois acabou fazendo para toda a família. Eu como uma mãe coruja que sou, tirei umas fotos, e resolvi postá-las aqui pra mostrar pra quem quiser ver.





Novidades



Esse caderno fiz pra mim...

estou me aprefeiçoando, agora já me atrevo a fazer coisinhas como esse sapinho!As revistas com moldes de EVA ajudam muito, não precisa nem de curso, eu nunca fiz um. Espero que gostem!!!!

14/12/2008

FELIZ NATAL!!!!!


HO,HO,HO...

FELIZ NATAL!!!!!!

NENHUM PRESENTE PODE SER MAIS LINDO E IMPORTANTE QUE ESSE QUE DEUS ME DEU...MEU FILHO LUCAS. TE AMO!!!

05/12/2008

Voltei!!Triste e feliz ao mesmo tempo!!!

Feliz por estarmos colocando a escola em ordem e triste por ter sido roubada dentro da minha prória sala e o pior é que tudo indica que foi a mãe de um aluno meu.

Desculpa, ter sumido por uns dias!!

É que depois que a reforma lá na escola terminou eu e as minhas colegas nos empolgamos e resolvemos arrumar as nossas salas. Apenas uma sala foi pintada pois como já devem saber a escola em que trabalho é filantrôpica e depende muito da ajuda dos outras para se manter.Por isso faltou dinheiro para pintar as outras salas. Mas tudo bem!!!Eu e as meninas vamos dando um jeitinho daqui outro de lá e as coisas vão se ajeitando.


Outra coisa que aconteceu e essa sim foi muito chata. É que roubaram o meu celular de dentro da minha bolsa, lá na escola. Deixei a bolsa na minha cadeira dentro da minha sala e fui até a porta do banheiro para levar o papel higiênico para um aluno. Nesse meio tempo entrou uma mãe atrasada para entregar um aluno. Recebi o aluno e resolvi olhar as horas para irmos pro lanche e não achei mais o meu celular. Nada me tira da cabeça que foi ela até porque ela tem essa fama lá pela escola. Que horror, ainda nem consigo acreditar. Gente eu cuido do filho dela todos os dias, faço tudo que posso e ela me faz isso?! Hoje faz uma semana e ainda não não acredito. Pior é que ganhei o celular do meu marido, ele se esforçou muito pra poder comprar.

Bom por todos esses motivos é que parei de postar nesta semana que passou, mas estou de volta.

Ah, também por culpa do roubo do celular não consegui mais tirar fotos das coisas que faço lá na escola, até temos máquina fotografica mas tenho ate medo de levar e ser roubada de novo, mas como adoro colocar fotos em minhas postagens vou dar um jeito e prometo postar fotos novas apartir de segunda-feira.

Beijinhos pessoal

25/11/2008

Massinha, pátio, pracinha, histórias, argila...

Como a nossa escola está em reforma junto da minha turma de jardim A está turminha do maternal II. Sem podermos dar andamento dos projetos vamos difersificandoas atividades- massinha, desenho livre, pátio, pracinha, histórias, jogos, argilas - e o que mais podermos criar e inventar para divertir e interter a criançada. Neste dia as crianças trocaram o pátio pelo trabalho com argila e se divertiram usando a imaginação.





23/11/2008


A revista nova escola deste mês esta muito legal, tem uma matéria sobre educação infantil que trata sobre "o que trabalhar todos os dias na pré-escola".

"Para que as turmas de creche e pré-escola se desenvolvam plenamente, é preciso conhecer as características de cada faixa etária e garantir que algumas experiências essenciais façam parte do planejamento. Saiba como trabalhá-las e por que são tão importantes".
(Revista Nova Escola/Novembro 2008)

Melhor que boletim

Li essa reportagem no site da revista nova escola e achei muito interessante. Melhor que boletim
Descrever o que a criança aprendeu é o jeito ideal para avaliar na creche e na pré-escola.
Autor(Roberta Bencini')

No final de 2005, a mãe de Ivan Correia, 6 anos, teve uma surpresa. Ela não recebeu um boletim, mas uma carta que, em vez de estar endereçada a ela, veio em nome do próprio menino. A correspondência era assinada pela professora Glória Maria Ribeiro dos Reis, da EMEI Maria Alice Pasquarelli, em São José dos Campos, a 94 quilômetros de São Paulo. Cada conquista dele em Matemática, em Leitura e Escrita e no relacionamento com os colegas consta do texto. Iniciativas desse tipo ainda são raras na Educação Infantil. O mais comum é a avaliação estar numa tabela, com conceitos correspondentes ao nível de aprendizado e aos conteúdos trabalhados no período. O desenvolvimento da criança é classificado apenas por faixas como excelente, muito bom, razoável e precisa melhorar.


Foto: Gustavo Lourenção

CARTA INDIVIDUAL- Ivan recebe avaliação da professora, com a descrição de seus principais avanços.
"Comparações entre os pequenos e boletins em forma de fichas feitos no final do bimestre ou trimestre são superficiais e não ajudam a melhorar o desempenho", diz Zilma Ramos de Oliveira, professora de Psicologia do Desenvolvimento da Universidade de São Paulo. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a avaliação deve incluir o acompanhamento e o registro do dia-adia em sala de aula. Portanto, todos têm direito a uma análise profunda, crítica e ref lexiva sobre seus avanços cognitivos, motores, afetivos e sociais. Sem comparações Ao escrever sobre Ivan, Glória não fez nenhuma comparação entre ele e os colegas de sala. A observação do desempenho tinha como objetivo ajudá-lo a se adaptar ao ambiente escolar e a evoluir. Notas e conceitos não demonstrariam isso. Boletins atendem apenas às necessidades burocráticas e muitas vezes se baseiam em atividades específicas. Algumas escolas anexam ao texto descritivo fotografias, fitas de vídeo e portfólios. Seja qual for o produto final, o resultado depende de uma rede que começa com o projeto pedagógico e passa pelo plano anual ou semestral até chegar ao planejamento de cada professor. "A avaliação é um dos momentos mais importantes do trabalho docente. Nela ficam evidentes as concepções educacionais da escola", afirma Zilma.


Como fazer o registro- O bom e velho caderno é o melhor companheiro na hora de reunir informações. Nele, cada criança da sala de Glória tem uma página. Durante as atividades, ela só anota palavras soltas mas, no final do dia, as informações são organizadas. Para o balanço diário, ela reserva 30 minutos. Tudo é discutido com a coordenadora. Quem não faz registros sistemáticos tem dificuldade na hora de entregar os relatórios para a direção e corre o risco de fazer análises incorretas. "Os maiores desafios são organizar as idéias e escolher as melhores palavras", afirma Helena Cristina Cruz Ruiz, orientadora pedagógica da escola Maria Alice Pasquarelli. A solução? Escrever. Um acompanhamento contínuo é feito com registros individuais, do grupo e dos projetos.Apesar de difícil no início, a atividade se torna prazerosa. Toda vez que retoma as anotações, a professora Glória se lembra de cada criança em diversas situações. Suas cartas não são longas, mas são cheias de informação e carinho. A avaliação é uma via de duas mãos. Ao mesmo tempo que acompanha o crescimento dos pequenos, você revê métodos e estratégias (leia o plano de trabalho no quadro abaixo). A atenção é a chave do sucesso: ao observar, o professor registra; ao registrar, reflete; ao ref letir, planeja; ao planejar, avalia; e ao avaliar, replaneja. A avaliação, para ser eficiente, deve fazer parte dessa corrente.

Atividades- Plano de trabalho;
Objetivos e
Avaliar o desempenho.
Comunicar à criança e à família o progresso.
Ano Creche e pré-escola.Tempo estimadoUma hora para análise e registro após cada período. Filmagens e fotos devem ser feitas durante as atividades.Materiais necessáriosUm diário e, se possível, máquina fotográfica e filmadora.

Desenvolvimento- Proponha atividades considerando os saberes já adquiridos pela turma. Para que o planejamento seja o mais acertado possível, é preciso conhecer muito bem cada um e seu jeito de aprender, assim como o conteúdo que está em pauta.

- Observe com olhar apurado, prestando atenção no que as crianças fazem ou deixam de fazer, nas falas ou na ausência delas. Converse com elas para compreender o modo como alcançam os objetivos socioafetivos e cognitivos. Busque ajuda se preciso.

- Acompanhe a trajetória da ação e do pensamento da criança. Identifique o ritmo, a maneira e o tempo de realizar as coisas de cada uma - sempre individualmente - e faça as intervenções necessárias para que o avanço aconteça.

- Identifique a diversidade apresentada pela turma para pensar em agrupamentos produtivos.

- Registre as observações, pois a memória não dá conta de armazenar todos os acontecimentos de um período de dois, três ou quatro meses da vida escolar da garotada.

- Organize-se para anotar, fotografar, filmar e arquivar as produções em sala. Esse processo varia. Portanto, escolha o que for mais eficiente para você. Prática, persistência e constância asseguram a coleta dos fatos e dos dados necessários para a avaliação.

- Converse com os pequenos depois de observá-los e antes de analisar os resultados. Fale também com os pais, orientadores pedagógicos e outros adultos, buscando novos pontos de vista que ampliem a compreensão dos processos de aprendizagem.

- Analise a produção ao longo de um período, comparando tarefas e atividades variadas, sem se prender a uma específica. - Faça registros significativos, documentando, ilustrando a história e destacando os fatos mais relevantes, principalmente as falas e ações inesperadas.

- Escreva um relatório ou organize um portfólio com a análise. Nele deve constar o percurso de aprendizagem e a relação entre os conhecimentos no começo e no fim do período analisado. Registre também as intervenções feitas por você para alcançar os objetivos.

- Replaneje. A avaliação é antes de tudo um instrumento para o professor nortear seu planejamento.

- Faça um mapa sobre o que cada um já sabe e o que precisa aprender: é tempo de repensar.

- Escreva uma carta para cada aluno relatando o progresso dele e os pontos de destaque no período.

Buscar

 
Templates Novo Blogger