06/09/2009

Ganjos do projeto meio ambiente

Para facilitar dividi em partes.

Primeira parte
: Conhecendo o meio ambiente
  1. O que é o meio ambiente?
  2. O que o compõe?
  3. O que podemos fazer para preservar o meio ambiente?
Atividades sugeridas

Atividade desencadeadora:
Criei uma história assim: "Hoje todos nós vamos entrar em um avião e vamos subir e subir. Quando já estivermos lá no alto vamos ver uma bola com cores azul, verde e branco. Quem sabe o que é? É o nosso planeta terra! Lugar onde vivemos, nós, os animais, as plantas e tudo o mais que esta ao nosso redor". Mostrei uma figura do planeta terra e uma bola de isopor para ilustrar a história.

A2:
Construa junto com as crianças um painel com dicas para preservar o meio ambiente Ex.: Vamos cuidar do meio ambiente!! Como? - não jogando lixo no chão - fechando a torneira ao lavarmos as mãos ou a louça e ao escovarmos os dentes - tomando banhos rápidos - usando a folha de desenho dos dois lados - enchendo pouco a piscina - separando o lixo - cuidando dos animais e da natureza

A3:
Vamos trabalhar as flores!!
Com rolinhos de papel higiênico cortados em na vertical até a metade da extensão do rolo, fizemos os carimbos para criarmos um girrasol. Molhamos e tinta amarela e carimbamos em folhas de ofício verde. Depois com canetinha os alunos desenharam, as folhas, o caule e as sementinhas pretas do girrasol.

A4:
Hoje é o dia das folhas!!
Desenhei folhas e pedi para que eles pintassem de giz de cera verde. Depois fomos até o pátio da escola, juntar folhas secas para fazermos carimbos de folha. Acabamos encontrando além das folhas uma árvore de ameixas o que me deu ideia para mais uma atividade. Depois dos carimbos de folha seca (é só molhara folha na tinta e prensar na folha), desenhei uma árvore em folha duplo ofício. Pedi para sa crianças picarem papel crepom para colarmos no caule e na copa da árvore. Em cima deste trabalho expliquei o que tinha ocorrido para que aquela árvore existisse foi bem interessante.

A5:
Jogo das diferenças!!
Dois desenhos iguais, eu fiz duas flores diferentes em vasos diferentes e mudei algumas coisas para depois perguntar o que tinha de diferente uma da outra. Depois dei desenhos de flores para os alunos pintarem e recortarem. Colamos em um canudinho e junto coloquei uma etiqueta em que estava escrito: "Projeto meio ambiente" para que os pais dos meus alunos saibam o que está sendo trabalhado.

A6: Raios de sol!! Nesta atividade eu fiz de canetinha um sol, um semi-círculo e pedi para que os alunos usando o dedo desenhassem os raios de sol.

A7:
Macieira!!
Em um desenho de árvore os alunos colaram bolinhas de papel crepom vermelho representando as maças e pintaram de lápis de cor.

A8:
Nosso mascote!
Fiz um boneco de tnt e eva e um caderno. Neste caderno tinham dicas de preservação e uma história de um mundo que pedi ajuda. Apresentei o mascote na rodinha, li a história do caderno e sorteei um nome para levar o mascote para casa. Depois pedi que cada um desenhasse o nosso amiguinho novo.

A9:
Pintura!!
Pintamos a bola de isopor de azul. Depois fizemos de verde as matas e florestas.

A10: Pedi para os alunos pintaram desenhos pequenos de
carros, aviões, árvores, casas, igrejas, pessoas e supermercados. Depois recorte (eu recortei pois eles ainda não conseguem recortar figuras pequenas). Colamos em palitos de picolé e colocamos na bola de isopor pintada. Ficou maravilhoso. Eu não esperava um resultado tão legal!

A11: Hortinha de tomates!! Hoje produzimos uma mini-hortinha. Foi assim: Primeiro cortamos uma garrafa de água de 5 litros. Fomos até o pátio da escola, pegamos terra e enchemos o vaso de material reciclado. Depois colocamos sementes de tomate cereja e plaquinhas (nossa hortinha de tomates, regador e tomatinho). Foi muito legal.

A
12: Vasinhos de garrafa pet!! Cortei as garrafas com cuidado para não deixar beiradas que machuquem. Dei para os alunos pintarem de tinta guache e depois de seco passei cola branca para não cair a tinta.

A13:
Continuação...
Hoje buscamos mais terra e colocamos sementes em todos os vasinho. Vamos cultivar por alguns dias e depois que começar a brotar vou mandar para casas dos alunos. Está será a atividade de culminância (encerramento) desta primeira parte.

O planeta:



Fotos da hortinha:

2 comentários:

glaucivania disse...

este bloog e pra aqueles amantes da educção como eu...

glaucivania disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Buscar

 
Templates Novo Blogger