07/07/2012

Gripe A

O jornal zero-hora publicou esta semana uma matéria sobre os cuidadosque tevemos ter com as crianças para evitar a gripe A. O colégio Lasalle Santo Antônio serviu de exemplo e teve uma sua foto publicada em função do trabalho que a auxiliar de enfermagem Juliana Bavaresco realiza na escola para ensinar os alunos quais os procedimentos que devem ser realizados para previnir a gripe A. Veja a reportagem completa.

Escolas investem em orientações aos alunos para conter avanço da gripe A

Doença que já causou 15 mortes em 2012 no Estado deixa pais em alerta.


O maior número de mortes por gripe A desde a pandemia de 2009 colocou os pais gaúchos em alerta e mobilizou as escolas. Até quinta-feira, havia 15 vítimas confirmadas no Estado, contra 14 do ano passado.

Como as vacinas estão restritas na rede pública e são limitadas nas clínicas privadas, os estabelecimentos de ensino estão apostando na prevenção e levando o tema para dentro da sala de aula. No Colégio Farroupilha, as medidas incluem a troca dos bebedouros, privilegiando um modelo no qual só é possível abastecer por copo ou garrafa, para evitar o contato de bocas com o cano de saída de água.

Os alunos são orientados a ir bem agasalhados, porque janelas ficam abertas para garantir a ventilação das salas. Os seis funcionários do centro de saúde da escola viraram missionários antigripe, repetindo os mantras preventivos a cada oportunidade.

— Não adianta dizer uma vez só. Se entramos em uma aula para fazer algo, já aproveitamos para falar de gripe A. Trabalhamos muito com as crianças menores, porque elas cobram o comportamento correto dos mais velhos e dos professores. Elas são os meus fiscais — diz a pediatra Simone Napoleão, médica do Farroupilha.

No Colégio La Salle Santo Antônio, a auxiliar de enfermagem Juliana Bavaresco realizou palestras nas turmas de 1ª a 5ª série e dá início, agora, ao trabalho com a Educação Infantil. Para atingir melhor esse público, ela produziu materiais especiais, apostando em vídeos e música. Na tarde de quinta-feira, testou-os com alunos de quatro anos.

— Trabalho muito a questão do contato entre as crianças, que é difícil de evitar, porque ele ocorre desde a fila da entrada até a hora de ir embora — diz Juliana.

A ação das escolas responde a uma preocupação crescente dos pais, que se mostram mais alarmados à medida que novas mortes são confirmadas. O Farroupilha, por exemplo, havia feito no começo de abril um convênio para oferecer vacina com desconto.

A procura foi baixa. No final do mês, repetiu a experiência. Mais gente se vacinou, mas ainda em nível inferior ao registrado no ano passado. Só nas últimas semanas as famílias despertaram. Na quinta-feira, Simone Napoleão recebeu quatro mães assustadas.

— O que eu noto é que, neste ano, as pessoas relaxaram na vacinação. Agora, por causa dos casos, estão muito preocupadas — diz a médica.

SEC emite nota à rede estadualAs creches e as turmas de educação infantil são encaradas como o grande desafio para a prevenção da gripe A na rede estadual de ensino. Na nota encaminhada a todos os estabelecimentos da rede, a Secretaria Estadual da Educação dedicou um tópico específico às providências que devem ser tomadas nas turmas de pré-escola.

Segundo Maribel Guterres, responsável pela assessoria de saúde escolar da secretaria, as crianças menores se tocam muito e compartilham brinquedos, o que pode ampliar o risco de transmissão.

— Estamos orientando os cuidadores a lavar as mãos das crianças e a higienizar os brinquedos — afirma.

A nota técnica foi encaminhada às coordenadorias regionais de educação. A secretaria recomenda que os alunos com sintomas permaneçam sete dias em casa. No caso dos menores de 12 anos, o período de afastamento sugerido é de 14 dias.

As escolas também são chamadas a oferecer álcool para higienização e lixeiras com acionamento por pedal. Segundo Maribel, as escola devem usar suas verbas próprias para esse fim.

fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2012/07/escolas-investem-em-orientacoes-aos-alunos-para-conter-avanco-da-gripe-a-3812979.html

10 comentários:

Anônimo disse...

Realmente é importante se cuidar. Minha mãe trabalha em hospital, e vive me contando dos casos. :( é muito triste

visita meu blog tambem http://ursaculta.blogspot.com.br/
bjs

Furadores e Cia. disse...

Passando para fazer uma visita, venha me visitar.
http://furadoresdepapel.blogspot.com.br/

Não perca tempo e venha conferir as novidades!!!!

Obrigado,
Furadores e cia

Simonha disse...

Vim conferir novidades, e vejo que seu blog está cheio de maravilhas... Este texto alerta para os cuidados necessários. É muito importante a prevenção...
Abraço carinhoso!

Faça-nos uma visita:
http://educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br

Unknown disse...

Bom Dia,

Gostaríamos de lhe fazer uma proposta de parceria, caso tenha interesse em conhecê-la pedimos a gentileza de que entre em contato conosco pelo e-mail divulgacao@jurua.com.br e informe o endereço de seu blog/site para lhe encaminharmos a proposta correta.

Muito obrigado!

Atenciosamente,
Alex Chagas
Juruá Editora

Fernando disse...

Olá, bom dia. Estava olhando seu blog e gostei muito do conteúdo. Parabéns!

Bom, meu nome é Fernando e sou responsável pelo site Jogos de Colorir, www.jogosdecolorir.com.br
O Jogos de Colorir é o maior site brasileiro para crianças colorir desenhos no computador. Ao todo são mais de 300 imagens.

Nós primamos pelo conteúdo e sempre colocamos apenas jogos que crianças de qualquer idade possa se divertir.

Caso você tenha interesse, insira nosso link em algum local do seu blog. Ficaremos muito felizes em receber visitas vindas de seu blog.

Nosso link: Jogos de Pintar e Colorir

Desde já agradeço por sua atenção. Obrigado!

Fernando Rigotti

CARLOS CESAR ALVES DA ROCHA disse...

NOTA SOBRE A DIVULGAÇÃO DO LIVRO DO DESENHISTA/ILUSTRADOR CARLOS CÉSAR.

Venho respeitosamente por meio desta divulgar o meu “livro para colorir”, cujo tema é sobre o meio ambiente. A idéia de conceber o livro veio da minha paixão pelo desenho e por que não utilizar o meu talento para chamar a atenção das pessoas para colocar o lixo no local certo.
O livro não tem idade, pois além de trazer informações contém belas ilustrações para colorir a lápis de cor, tinta guache, canetas hidrográficas etc. Sem contar que a obra em si é de caráter paradidático.
Quantidade de páginas: 16
Tamanho: A4
Grampeado
Serviço: Quanto custa R$ 5,00
Como comprar: Por telefone – (85) 8543-6445
Contato: e-mail – karloscesar2011@gmail.com
Pelo correio: Enviar cópia do comprovante de depósito pelo e-mail ou para o seguinte endereço: CARLOS CÉSAR A. ROCHA.
Rua: Adalberto Malveira, 1883. CEP: 60.732-290
Jardim Jatobá- Fortaleza- CE- Brasil.
Conta: 013 (operador) n° 00.567.848- 8. Agência- n° 2183
Banco: Caixa Econômica Federal
Em nome de: CARLOS CÉSAR A. ROCHA.

Cristina Silveira disse...

Boa noite, Natália!

Meu nome é Cristina SIlveira, faço Mestrado em Educação na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e pesquiso blogs de professores, professores blogueiros e seus seguidores.

Visitei seu blog e gostaria de fazer uma entrevista por email.

Caso concorde em colaborar com minha pesquisa,meu endereço é mariacristinasilveira@gmail.com

Contando com sua colaboraçlão, já agradeço.

Um abraço.
Cristina Silveira

Brasil Bão disse...

Boa tarde
Parabéns pela postagem muito esclarecedora e seu espaço bem organizado.
Já estou seguindo e te convido para se gostar do meu, me siga por igual

Abraços,
Brão52

António Je. Batalha disse...

Ao passar pela net encontrei o seu blog , que me chamou à atenção li a primeira postagem e folhe-ei mais lagumas, é um blog feito com muito entusiasmo, e dedicação, gostei do conteúdo e quero deixar os meus parabéns, quando encontro um blog bom deixo sempre um comentário e um convite.Ficarei grato se me der a honra da sua visita no meu blog O Peregrino E Servo. Se desejar seguir eu sempre vou retribuir seguindo seu blog também.
Sou António Batalha, cristão evangelico. Deixo a minha benção, e a paz de Jesus.
PS.Ao seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog, para que possa segui também.

guarda móveis sp - Rent a Box disse...

Muito bom o texto e o conteúdo.

Buscar

 
Templates Novo Blogger