04/02/2010

O desafio da adaptação

O crescimento de um filho constitui um verdadeiro desafio que devemos enfrentar, pois seguramente será cheio de momentos de felicidade, casos inesquecíveis e conquistas das quais, como pais e pedagogos, nos orgulaharemos.
A proposta abordada é o desafio da adaptação frente ao ingresso da criança na escola. Adaptação que vivemos todos os que estão envolvidos nesta maravilhosa aventura de acompanhar uma nova etapa de nossas crianças. Confiar e compartilhar este momento da vida da criança será gratificante e enriquecedor na medida em que a partir de hoje seja formada uma verdadeira equipe, cim um mesmo objetivo dar o melhor de nós em todos os papéis.
Este desafio não é nada fácil, nem para a criança, nem para vocês, pais, já seguramente irá carregado de sentimentos de ambivalência afetiva e contradição na hora de separar-se pela primeira vez de seus filho.
Neste processo de adaptação, todos nossos esforços deverão centrar-se em acompanhar, apoiar e fortalecer a criança que possa superar os temores pertinentes de uma nova e desconhecida situação.
A Criança nos ver seguros para sentir-se segura, confiante, para poder confiar, abertos a uma comunicação sincera para comunicar-nos sem temor. Recordemos que tudo o que sentimos enquanto adultos, a criança também o sente. A angustia da primeira separção da mãe da família, pode se manifestar através de choro, birras, mal estar físico, indiferença... tudo é esperado e exige um tempo individual e único para cada criança. A adaptação terá êxito na medida em que os alunos vençam esta etapa aceitando contratempos lógicos necessários que acompanham este processo até que as crianças se familiarizem com a nova realidade e possa conhecer, confiar, desfrutar e crescer.
Nós, os adultos, estaremos lado a lado dela, servindo de ponte e contenção, mostrando -lhe o melhor caminho.
Diante dos olhos de uma criança, o mundo se apresenta imenso. A seguramça para conhecê-lo vem da presença das pessoas que amam.


Fonte: Revista ed. Infantil - O guia do Professor

2 comentários:

DRIKA OLIVEIRA disse...

adorei seu blog
vc jah estah no meu blogro. tah?
bjus

Unknown disse...

Venha conhecer a inclusão digital inteligente.

Assista a entrevista ao vivo no programa Educação e Cidadania News.
Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=kvsQqTrZGLM
Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=EPLek0RsYjU

www.inclusaodigitalinteligente.com.br

Mauricio Oppitz
www.oppitz.com.br

Buscar

 
Templates Novo Blogger