21/11/2008

Mais coisinhas em eva



Não tem jeito!! Adoro mesmo trabalhar com eva. Depois de me arriscar personalizando um caderno, me empolguei e não quero mais parar!!! Aos pouquinhos vou me aperfeiçoando e olha que nunca fiz nenhum curso. Viu, muitas vezes só basta querer!

16/11/2008

Jogo das cores

Em uma postagem que publiquei esses dias contei a respeito do projeto em que estou trabalhando as cores.
Contei do jogo que construí com as crianças e resolvi tirar uma foto para mostrar como ficou...



e essa outra foto das crianças jogando...


No jogo das cores eu estou conseguindo avaliar o conhecimento que cada aluno vem adquirindo durante o desenvolvimento do projeto.

13/11/2008

Quero ver...





Escolhi esta música para fazer a apresentação de final de ano, é tão bonitinha.

Quero ver você não chorar
Não olhar pra traz, nem se arrepender do que faz
Quero ver o amor vencer mas se a dor nascer,
Você resistir e sorrir
Se você pode ser assim
Tão enorme assim eu vou crer...
Que o Natal existe
Que ninguém é triste
Que no mundo há sempre amor
Bom Natal, um Feliz Natal
Muito amor e paz prá você
Prá você!

Fica a idéia!!

Vem chegando o Natal!!



Algumas idéias de enfeites para a árvore de natal ou também podemos fazer para dar de lembrancinha.






A botinha fui eu que fiz e os três enfeites comprei pronto. Não são difíceis de fazer, é só usar a criatividade.





As cores!!


Azul, amarelo,, vermelho e verde!!


Senti a necessidade de trabalhar as cores antes de entrar nos trabalhos de final de ano.
Então começei pelas primárias como deve ser, e vou tentar introduzir as outras se achar que todos conseguiram aprender as cores básicas primeiro.

Iniciei falando de todas as cores na rodinha, com a ajuda de um livro bem legal que tenho sobre cores. Fiz o jogo das cores, aquele que escolhemos uma criança, dizemos uma cor e pedimos para que ela encontre um objeto com a cor dita, pois ajuda a identificar o conhecimento que cada criança tem.

Depois iniciei trabalhando com a cor amarela, e fui acrescentando as outras cores aos poucos.
Sempre conversando e recapitulando as cores no momento da rodinha, mostrando o livro e utilizando objetos da nossa sala.
Ainda não finalizamos mas nossa última atividade foi a construção do jogo das cores com dado. Primeiro separei os alunos por cores, cada um recebeu uma cor e um quadrado de papelão, para que pintasem. Ao final da pintura, montamos um dado também de cores e deixamos secar. Passei cola para dar durabilidade ao material e jogamos no outro dia. Todos adoraram ver o trabalho pronto e saber que se tratava de um jogo construído por eles, foi mais legal ainda. Eu também amei o resultado.



12/11/2008

Mais das minhas "artes" em EVA





Nessas borboletas coloquei os nomes dos alunos, para a identificação na hora de pendurarem as mochilas nos ganchos.
























Esse é o marcador que fiz para colocar ao lado do nome do ajudante do dia.







Esse é o gourmet que está na porta do refeitório lá da instituição.



10/11/2008

Árvore dos aniversariantes


Esta postagem também tinha antes de eu cometer aquele errinho.
Cada borboleta tem o nome e data do aniversário de um aluno. Pode ser usada também como chamadinha em que cada borboleta tem o nome da criança. Na hora da rodinha chamamos o aluno e pedimos que ele coloque a sua borboleta na árvore. As borboletas dos alunos que não foram a aula, ficam com a professora ou são colocadas fora da árvore pelo ajudante do dia.

Eu amo trabalhar com EVA!!







Antes de deletar algumas das minhas postagens (sem querer!), tinha em meu blog, fotos das minhas "artes" em EVA. Estou postando-as novamente e junto coloco também algumas novidades.
Ah, não reparem nas caixas para os brinquedos, nessas fotos elas não estão mais tão novinhas. É por que já faz um tempinho que fiz e com o manuseio das crianças, já se estragaram um pouco.




Essas caixas são de madeira, daquelas que vem frutas e verduras. Pedi no bar ao lado da minha casa, pintei com tinta guache e colei os bichinhos.












Nessa foto os prendedores do varal, cada um tem o nome de um aluno.









Este menino e o nosso porta-livro, feito de caixa de papelão, o resto do corpinho de EVA e o cabelo de lã.






Esse caderno fiz para minha colega Professora do maternal II. Personalizei e tudo. Sem modestia, amei!






Esse caderno fiz para mim. Também gosto muito dele, pena que a cor do EVA que escolhi era muito clara e sujou rapidinho.





Espero que tenham gostado. Assim que fizer mais "artes" venho postá-las.






09/11/2008

Encontro Regional de Professoras (SMED)


Participamos do Regional da Smed, onde ocorreu o encontro de professoras de 15 escolas. Lá trocamos idéias de atividades, participamos de oficinas, dentre elas as de matemática, música, teatro, culinária, literatura e artesanato.
Dentre as coisas que vimos, tinha:
Tapete de caixa de leite;
Papelagem;
Amarelinha feita de caixas de papelão;
Móbile de cd´s;
Jogo dos prendedores;
Caixa surpresa;
Perssonagens do livro, O Sanduíche da Maricota, feito de E.V.A e velcro;
Jogos de madeira (litral);
Receitas para trabalhar matemática na cozinha e
Rotinas de garrafa pet.



Aqui estamos na oficina de matemática onde vimos como ensinar, de forma lúdica, números e quantidades. Também aprendemos uma receita para trabalharmos matemática na cozinha, preparando danoninho.

Receita de danoninho:
Ingredientes: 1 caixinha de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
1 suco clight de morango

Modo de preparo: Pedir a ajuda das crianças, para que cada um coloqu um pouco de cada ingrediente de colher e ir contando as colheradas em voz alta junto com eles.
Foi muito proveitoso, a troca de experiências é muito legal. Agora no mês de dezembro, teremos um novo encontro. Vou tirar bastante fotos para postar.
Ah, aqui no blog tem o vídeo do encontrão, das meninas que participaram da oficina de música. Vale a pena dar uma olhadinha, mostra um pouco do que é feito por lá.


É Hallowen....Buhhhh!!!


Apesar de não ser tradicional a comemoração do Hallowen em nosso país esta data pode ser aproveitada para trabalharmos a tradição, a cultura de outro país. Por isso resolvi levar para dentro da sala de aula, atividades relacionadas a esta data.
Começei com a Hora do Conto, com o livro "Quem tem medo de bruxa?". Este livro faz parte de uma coleção em que o autor trabalha diversos medos como o de Fantasma, Escuro, Dentista e Trovão.
Trabalhamos também com pintura de desenhos de abóboras, morcegos, bruxas, aranhas e teias.
Para divertir desenhei com tinta guache, aranhas e teias no rosto da criançada (Pena que esqueci de tirar foto!).
E para encerrar fizemos uma festinha de Hallowen em nossa escola. Estou postando algumas fotos...

Aqui estamos eu (no meio) e as minhas colegas, Janaina professora do Jardim B (a direita) e Clari pofessora do Maternal II.










Aqui eu e alguns dos meus alunos, tenho 14 no total.




E este é o meu tesouro mais precioso!!!


"Tudo o que eu sei aprendi no Jardim de infância"

Esses dias em uma reunião na escola em que trabalho assessora da SMED entregou um texto que eu achei muito bom vou postar aqui a parte que achei mais interessante.


Tudo o que eu preciso saber sobre como viver, o que fazer e como ser aprendi no Jardim de infância. A sabedoria não estava no topo da montanha mais alta, no último ano de um curso superior, mas na caixa de areia no pátio da escolinha. Vejam o que aprendi:



  • Dividir tudo com os companheiros

  • Jogar conforme as regras do jogo

  • Não bater em ninguém

  • Guardar as brinquedos onde os encontrava

  • Arrumar a bagunça que fazia

  • Não tocar no que não era meu

  • Pedir desculpas se machucava alguém

  • Lavar as mãos antes de comer

  • Apertar a descarga da privada

  • Que biscoito quente e leite frio fazem a saúde

  • Fazer de tudo um pouco: estudar, pensar e desenhar, pintar e dançar, brincar e trabalhar, de tudo um pouco, todos os dias

  • Tirar uma soneca todas as tardes

  • Ao sair pelo mundo, ter cuidado com o trânsito. Ficar sempre de maõs dadas com o companheiro e de olho na professora.

Pense o quanto o mundo seria melhor se todos fizéssemos um lanche de biscoitos com leite as três da tarde e depois deitássemos, sem a menor preocupação, cada um no seu colchãozinho para uma soneca. Ou se todos os governos adotassem como política a idéia de recolocar as coisas nos lugares onde estavam quando foram retiradas, arrumar a bagunça que tivessem feito.


E é verdade, não importa quantos anos você tenha: ao sair pelo mundo, vá de mãos , e fique sempre de "olho" no companheiro. (P. Fulghum)


Construí as regras da sala com base nos itens citados no texto. Depois de uma longa conversa no momento da rodinha perguntei para as crianças o que elas achavam de termos regras em nossa sala. Todos concordaram e aos poucos fui expondo idéias e escutando os alunos. Ficou bom e hoje com base no cartaz das regras posso cobrar e questionar o que é feito por eles tanto as coisas erradas como as certas.

Contando ninguém acredita...

Ontem mexendo e remexendo em minhas postagens aqui do blog, consegui deletar várias delas. Fiquei tão triste que quase desisti de postá-las novamente, mas como adoro poder dividir com vocês o que sei e aprendo nesta profissão tão interessante e adoro ler os recadinhos e saber que a cada dia o número de visitas em meu blog aumenta ainda mais, decidi por postar tudo de novo. Espero que fique tão bom quanto antes e agrade a todos. Beijos

28/09/2008

Criança difícil


Logo que assumi minha turma de Jardim A me deparei com uma criança difícil. Então "vasculhando" na internet achei um texto lindo, que abriu meus olhos.

Quantos de nós, diariamente, no nosso mundo, que chamamos de jardim de infância, enfrentamos o desafio de trabalharmos com crianças "difíceis"?. Crianças que nos desafiam, que "mexem com o nosso interior", que nos fazem chorar e que nos fazem sentir incapazes e inúteis...
>Vou partilhar aqui um episódio, que se passou no nosso jardim de infância (comigo e com uma criança "difícil").
>O Francisco (nome fictício), é uma criança, vista por todos com um comportamento considerado perturbador, difícil de "aturar" como todos referem, incluindo a família. Na verdade, quando ele está presente na sala da sua faixa etária, é muito difícil manter a calma e a tranquilidade, dificultando o trabalho do grupo, pois o seu comportamento é facilmente reproduzido por todos os outros elementos e muitas vezes é o Francisco que incentiva directamente as outras crianças a alterarem o seu comportamento e linguagem. Confesso, que muitas vezes, desejei que o Francisco pertence-se a outra sala qualquer, menos a minha, pois já tinha tentado todas as estratégias e mais alguma para conseguir mudar o seu comportamento, sem resultados...pensei em desistir...um dia, foi o próprio Francisco que depois de eu ficar muito zangada com ele por mais um mau comportamento, disse: "Marta, eu já não aguento mais!!", mostrando-se cansado das suas próprias atitudes...
>Na verdade, isto fez-me pensar...temos que mudar isto, eu e ele, os dois!!
>No dia seguinte, depois de eu refletir sobre isso, lembrei-me que já tinha experimentado todas as estratégias, menos uma...o colo, o abraço, as festas, o carinho....mesmo que eu não tivesse muita vontade de o fazer, mesmo, com todas as suas traquinices.
Decidi, também, não falar mais sobre o seu mau comportamento e nem deixar os outros falarem.
Nesse dia foi um grande desafio para mim, mas o Francisco foi-se acalmando durante o dia, pela minha insistência de o manter sempre perto de mim e assim, que tinha oportunidade, dava-lhe colo e fazia-lhe muitas festas.
Na hora do dormir, fui deitá-lo e fiz-lhe algumas festas, mas interrompi, porque fui deitar as outras crianças do grupo e quando terminei, o Francisco pediu: "Marta, faz-me mais festas!!" Chorei, sem ele perceber, fiquei lá, até ele adormecer. Adormeceu segurando na minha mão. Orei, para que o Francisco crescesse sem marcas negativas na sua personalidade e que a benção de Deus estivesse sempre presente na sua vida, livre de qualquer tipo de estigmatização.
>Sinto-me envergonhada, porque não tive esta atitude mais cedo, apesar de saber que era a melhor e a verdade é que preciso de coragem para continuar neste processo.
>Precisamos estar atentos a crianças aprisionadas, estigmatizadas pela família e sociedade, crianças incapazes de se salvarem da situação em que se encontram, que não têm ninguém que olhe por elas, atormentadas pelo destino, crianças que clamam por paz no seu interior.
Autor desconhecido

Bolo de chocolate de micro


Receita do Bolo
Essa receita pode até ser trabalhada com as crianças!
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
2 ovo inteiros
1/2 xícara de óleo
1 xícara de água quente
1 colher (sopa) rasa de fermento
Ingredientes para cobertura:
1 caixinha de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1/2 xícara de chocolate em pó
Modo de preparo da massa do bolo:
Coloque todos os ingredientes secos em uma vasilha e misture bem, depois adicione os ovos, o óleo, o fermento e água quente. Unte um pirex, despeje a massa e leve ao micro por 13 minutos.
Modo de Preparo da cobertura:
Coloque em uma vasilha o leite condensado e o chocolate em pó, por 3 minutos. Tire do micro e acrescente o creme de leite.
É rápido, prático e barato.
Podemos trabalhar com as crianças matemática de uma forma lúdica, conversando e pedindo ajuda para a contagem das medidas, também podemos fazer um cartaz expressando as medidas, recortando de encartes de supermecado os produtos utilizados, colocando a quantidade em números e desenhos de xícaras e colheres, por exemplo.
A ansiedade para ver o resultado e os olhinhos brilhando depois de ver o bolo pronto é muito interessante. Experimente!!!!

Buscar

 
Templates Novo Blogger