21/03/2010

Vai ser inevitável...




Vai ser inevitável que seu filho, nascido em plena era digital, se encante pelo computador algum dia – se é que isso já não aconteceu. A boa notícia é que os jogos virtuais ajudam no desenvolvimento do vocabulário e estimulam as descobertas. No entanto, é preciso atenção a dois detalhes importantes. O primeiro deles é o tempo que o pequeno permanece em frente à tela do computador. Para crianças menores, com idade entre 4 e 6 anos, meia hora é tempo suficiente. Os mais velhos podem ficar um pouco (pouco!) mais – em torno de uma hora e meia. Afinal, você não quer que seu filho troque a convivência com outras crianças, as atividades físicas e a leitura pela dupla monitor-teclado. Outro cuidado é quando o pequeno passa do CD–ROM educativo para a internet. Hoje em dia, contamos com o recurso de bloquear sites com conteúdos inadequados para crianças, para que elas possam aproveitar só o melhor da rede.CONSULTORIA: QUÉZIA BOMBONATTO, MÃE DE RODRIGO, É PRESIDENTE DA ABPP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA.


Sites bacanas:

IG Crianças crianca.ig.com.br


Portal da Turma da Mônica http://www.monica.com.br/

11/03/2010

Uma nova fase...


Gente tenho trabalhado muuuito nestes últimos dias, não tenho tempo nem para ir no banheiro, literalmente. Estou em adaptação e sabem como é, um período bem turbulento. Desta vez são 7 adaptações de uma só vez. Cada um com sua particularidade. Ainda estamos todos em fase de adaptação pois eu estou conhecendo os pais e as crianças e vice e versa. Tudo é novidade e a cada dia uma nova surpresa.

Apesar da turbulência estou adorando a nova fase, novas vivências, novas experiências e tudo mais de novo que estiver por vir.

Ah, já ia esquecendo este ano tenho um novo desafio, uma aluna com síndrome de down!!Qualquer dica que quiserem me dar, agradeço!

Adaptação à escola de crianças com 2 e 3 anos




A adaptação de uma criança de 2 a 3 anos a uma escola dependerá mais da atitude do pessoal docente e dos educadores do que da criança. Ela não sabe que vai à escola, mas o pessoal da escola deve estar preparado para recebê-la. Além disso, este trabalho de preparação deverá ser compartilhado com os pais.


Atitudes da educadora
- Ao encontrar-se com a criança: aproximação, respeito, afeto, sem ansiedade nem agonia.
- Conhecimento do nome da criança antes da sua chegada à escola.
- Criação de um clima de segurança afetiva individual e coletiva.
- Deve manter tranquilidade diante de manifestações de falta de adaptação da criança (dengos, raivas, choros, falta de apetite) mas sem abandono.
- Atenção individualizada, mas não exclusiva, sobretudo nos momentos cotidianos de: chegadas, despedidas, refeições; compreendendo como momentos de grande importância para a relação individual-afetiva com a criança (tratando de evitar a pressa, agonia, nervosismo, etc.).
- Conhecimento da criança através de: entrevista com ao pais, observação da criança e de suas reações diante situações cotidianas da escola.
Adaptação ao grupo
- Na medida em que se vá adaptando, organize atividades para que a criança se ponha em contato com o resto do grupo: conhecimento dos nomes das outras crianças.
- Conhecimento da etapa evolutiva pela qual atravessa a criança, entendendo o egocentrismo característico desta etapa, ajudando-a a superar por meio de atividades em grupo, que aprendam a compartilhar o material (“nem tudo é meu”) e a cuidá-lo e guardá-lo.
- Tente com que a criança canalize a agressividade surgida em situações de compartilhamento, buscando fórmulas alternativas (“não pegue este brinquedo do seu amigo, pegue outro da estante”).
- Entenda a conduta agressiva da criança como uma forma de relação normal nesta idade e principalmente no período de adaptação. Este limite deve ser imposto por parte da educadora de uma forma não agressiva e sem tensões, igualmente ao restante dos limites.


Adaptação ao novo espaço
- Conhecimento do espaço-classe: objetos, enfeites, móveis.
- Conhecimento do material.
- Conhecimento do banheiro.
- Conhecimento do pátio.
- Conhecimento do refeitório.


Relação com os pais
- Dar confiança e segurança aos pais.
- Entrevistas (também como forma de conhecer aos pais e ver a relação que têm com seus filhos).
- Procure que as entradas e saídas sejam menos conflitivas possíveis: paciência com os pais.
- Ponha limites claros aos pais desde o princípio (pontualidade, roupa marcada, que no princípio não entrem muito nas salas) evitando os enfrentamentos. Nota: Explique sempre à criança todas as situações novas que vão viver: situações cotidianas, atividades, entrada, saída, jardim, refeição, descanso, etc
fonte:

02/03/2010

Momento familia

Eh big, eh big...eh hora, eh hora, eh hora... ratimbum Luquinhas...
Parabéns pelos teus 5 anos!!!

Uma familia feliz!!!*Estamos sempre juntos*


Cara de um fucinho de outro. *Vocês são minha vida!*

Eu e minha mãe *Te amo, obrigada por tudo!*


Minha irmã, meu tesouro e minha sobrinha.
*Este trio toca o terror*

01/03/2010

Um ótimo recomeço!

Não importa onde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova chance a sí mesmo...
é renovar as esperanças na vida.
E o mais importante, acreditar em você de novo...
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado.
Chorou muito? Foi limpeza da alma.
Ficou com raíva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia.
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para "chegar" perto de você.
Recomeçar...Hoje é um bom dia para recomeçar novos desafios.
Onde vc quer chegar? Ir alto? ...sonhe alto...
Queira o melhor do melhor... pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos.
Se pensarmos pequeno coisas pequenas teremos...
Se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida.
TENHA UM ÓTIMO RECOMEÇO!!!

09/02/2010

Vamos inovar!!!

A proposta é seguinte: que tal deixarmos de lado as os projetos que enfatizam as datas comemorativas e passarmos a inovar?Vamos deixar as datas comemorativas importantes no nosso calendário e as menos importantes deixamos para trabalhar na rodinha. Podemos comentar, explicar e até mesmo ilustrar mas não temos a necessidade de passar 15 dias ou até mesmo um mês naquele determinado assunto. Não que eles não sejam importantes, mas é preciso inovar. E cá entre nós é bem mais fácil termos datas de apoio do que analisarmos as necessidades dos nossos alunos e criarmos apartir daí os nossos projetos. A proposta é inovar!! Tentem deixar de lado o calendário e usem a imaginação, o resultado é gratificante. Todos aprendem e se divertem, as aulas ficam diversificadas e prazerosas até mesmo para nós educadoras, pois deixamos de ser escravas do calendário para dar asas a nosssa imaginação. Experimentem!!!!!

Dicas de projetos independentes:
  • CORES;
  • FÁBULAS;

  • CULINÁRIA;

  • TEATRO;
  • HORTA;

  • MEIO AMBIENTE;
  • FAMÍLIA;
  • IDENTIDADE;
  • AUTONOMIA;
  • MÚSICA;

  • POESIA;
  • LIXO;

  • TÉCNICAS ARTÍSTICAS;

  • DOBRADURA;
  • OBRAS DE ARTE (RELEITURA);
  • ALIMENTAÇÃO;
  • PAZ NO MUNDO;
  • IDENTIDADE;

  • RECICLAGEM;

  • ANIMAIS;

  • DENGUE;
  • TRÂNSITO e
  • CONSTRUÇÃO DE JOGOS.

Obviamente datas como dia das mães, dos pais e o natal não podem e nem devem ser deixadas de lado, por serem datas de grande importância. Mas existem algumas que poderiamos dar menos importância e aproveitar para INOVAR.

04/02/2010

O desafio da adaptação

O crescimento de um filho constitui um verdadeiro desafio que devemos enfrentar, pois seguramente será cheio de momentos de felicidade, casos inesquecíveis e conquistas das quais, como pais e pedagogos, nos orgulaharemos.
A proposta abordada é o desafio da adaptação frente ao ingresso da criança na escola. Adaptação que vivemos todos os que estão envolvidos nesta maravilhosa aventura de acompanhar uma nova etapa de nossas crianças. Confiar e compartilhar este momento da vida da criança será gratificante e enriquecedor na medida em que a partir de hoje seja formada uma verdadeira equipe, cim um mesmo objetivo dar o melhor de nós em todos os papéis.
Este desafio não é nada fácil, nem para a criança, nem para vocês, pais, já seguramente irá carregado de sentimentos de ambivalência afetiva e contradição na hora de separar-se pela primeira vez de seus filho.
Neste processo de adaptação, todos nossos esforços deverão centrar-se em acompanhar, apoiar e fortalecer a criança que possa superar os temores pertinentes de uma nova e desconhecida situação.
A Criança nos ver seguros para sentir-se segura, confiante, para poder confiar, abertos a uma comunicação sincera para comunicar-nos sem temor. Recordemos que tudo o que sentimos enquanto adultos, a criança também o sente. A angustia da primeira separção da mãe da família, pode se manifestar através de choro, birras, mal estar físico, indiferença... tudo é esperado e exige um tempo individual e único para cada criança. A adaptação terá êxito na medida em que os alunos vençam esta etapa aceitando contratempos lógicos necessários que acompanham este processo até que as crianças se familiarizem com a nova realidade e possa conhecer, confiar, desfrutar e crescer.
Nós, os adultos, estaremos lado a lado dela, servindo de ponte e contenção, mostrando -lhe o melhor caminho.
Diante dos olhos de uma criança, o mundo se apresenta imenso. A seguramça para conhecê-lo vem da presença das pessoas que amam.


Fonte: Revista ed. Infantil - O guia do Professor

Projeto Pedagógico de Adaptação

Trabalho desenvolvido na Instituição de Educação Infantil Heloísa Becker


Educação para um mundo melhor


As crianças, que estão indo para a escola pela primeira vez, sofrem de ansiedade da separação. Elas sentem medo de que os pais não voltem para buscá-las e fantasiam o abandono. É importante que os pais lhes demonstrem interesse pela experiência que elas estão vivendo que as encorajem, reforçando-lhes aspectos entusiasmantes de escola como: conhecer novos amiguinhos, pode brincar com eles, etc. e tranquilizando-os quanto ao amor que sentem por elas, quanto à proximidade que manterão com a escola e com a sua professora e quanto a estarem lá para buscá-las no horário da saída.


Objetivos:
Acolher responsáveis e crianças, introduzindo-os noi universo escolar, que possui regras e objetivos próprios. Enfatizando aos responsáveis que a criança ficará bem e de como esta nova etapa é importante para todos.
Garantir para a criança o tempo necessário para que ela possa construir essa nova relação.
Procedimentos:
1. Organizar com as educadoras momento de entrevista com os responsáveis;
2. Organizar junto com os responsáveis um adulto que fique como referência para a criança no período de adaptação;
3. Estipular horários de adaptação, iniciar com o período de 1 hora nos primeiros dias e ir aumentando, lembrando sempre que estes horários devem ser seguidos com responsabilidade;
4. Oportunizar para a criança momentos agradavéis (pintura, danças, brincadeiras, jogos, contação de histórias...) integrando o processo de aprendizagem da criança com o processo de socialização.
Importante:
Não existe um tempo certo para a criança se adaptar, ou seja, pode ser que em 5 dias a criança aceite completamente esta nova rotina, já em outro caso este processo pode levará mais tempo.
Metodologia:
  • bolinha de sabão;
  • reciclagem de giz de cera (passo a passo no blog);
  • pintura com tinta (pintura de colher, tintas naturais...);
  • óculos divertidos;
  • contação de histórias;
  • brincadeiras de roda;
  • massinha caseira;
  • culinária (esponja de morango) e
  • fantasias.

Lembre-se de diversificar as atividades, ser carinhosa e transmitir segurança tanto para as crianças como para os responsáveis.

04/01/2010

Projeto Saberes,Cores, Sons e Sabores

Estou postando aqui o projeto que iremos seguir neste mês de janeiro, mês de recreação e muita diversão lá na nossa escola.



Justificativa: No mês de janeiro do ano que se inicia aplicaremos um projeto específico para este período, em que temos um número menor de alunos em nossa escola, devido as férias dos pais dos alunos. Proporcionaremos atividades diferenciadas visando assim explorar as diversas áreas do desenvolvimento infantil.

Objetivo geral: Este projeto tem como objetivo proporcionar momentos agradáveis e diferentes vivências, acrescentando assim conhecimentos e saberes as crianças.

Objetivos específicos: Desenvolver através do lúdico...
A linguagem;
As percepções visuais, táteis e auditivas;
A psicomotricidade fina e ampla;
A socialização e
Proporcionar novos conhecimentos e vivências.

Atividade desencadeadora:


Culinária com salada de fruta.

Metodologia:
- brincadeiras diversas (corda, pé de lata, caça ao tesouro...);
- oficina massinha (caseira, de sabonete...);
- exploração da argila;
- contação de histórias;
- confecção de fantoches;
- pinturas diversas (soprada, de colher, xilogravura...);
- oficinas de culinária (salada de fruta, gelatina colorida, espetinho de frutas, sanduíches...);
- passeios;
- piquenique;
- confecção de móbiles de sucatas da natureza;
- dia do trânsito;
- dia do bichinho de estimação;
- confecção de colares e máscaras de carnaval;
- banho de piscina;
- confecção de jogos de sucata
- explorar a imaginação com o baú de fantasias;
- confecção de instrumentos e
- festa de carnaval.

Atividade de fechamento (culminância):
Festa de carnaval ou Passeio no parquinho da redenção.


Planejamento semanal
Primeira semana

04/01 Oficina de culinária de salada de fruta.
05/01 Brincadeiras de roda, corda, caça ao tesouro.
06/01 Chá de boneca, bolinha de sabão, brincadeira com água.
07/01 Massa de modelar caseira ou de sabonete.
08/01 Pé e mão de argila.
09/01 Sábado
10/01 Domingo

Segunda semana
11/01 Contação de história e confecção de fantoches.
12/01 Tintas pintura soprada, pintura de colher, tintas naturais, xilogravura.
13/01 Oficina de culinária de sanduíches, sucos, gelatinas.
14/01 Pracinha ou piquenique no pátio.
15/01 Móbiles de sucata da natureza.
16/01 Sábado
17/01 Domingo

Terceira semana
18/01 Confecção de instrumentos musicais.
19/01 Confecção de jogos (boliche, pé de lata, hexágonos de isopor, garrafas coloridas, esteira tátil, dado).
20/01 Dia do trânsito
21/01 Piscina
22/01 Dia do bicho de estimação
23/01 Sábado
24/01 Domingo

Quarta semana
25/01 Oficina de sacolé
26/01 Piscina
27/01 Brincadeira com fantasias
28/01 Oficina de culinária de docinhos de leite em pó, gelatina colorida, pavê de chocolate, biscoitos.
29/01 Atividade de fechamento (culminância) festa a fantasia ou passeio no parquinho da redenção.

26/12/2009

Que todos nós tenhamos a consciência que o rancor, o ódio, e outros sentimentos mesquinhos a nada levam, apenas corrompem nossa alma.
Que tenhamos a Paz de Espírito para o discernimento correto de que estamos fazendo aquilo que é justo e correto para nós e nossos semelhantes.
Que tenhamos o prazer de ser útil a alguém. E que o novíssimo ano 2010, seja um ano de muitas transformações e realizações para todos, não só no campo material, mas principalmente em nossa alma, em nosso “eu” interior.
Desejamos que todos tenham o que for justo, belo, sereno e louvável ao olhos do criador.
Que neste Natal os anjos desçam do céu e iluminem o seu sorriso para que ele se torne tão sincero quanto o sorriso de uma criança.
E que você transmita a paz e o amor a todos aqueles que se aproximarem de você.

Boas festas!

Limpeza sim mas...

Crianças devem se sujar para se manterem sadias, diz pesquisa

Atenção mães e pais zelosos demais, que não deixam seus filhos saírem nas ruas para brincar com receio de que eles possam contrair alguma doença ou que queiram manter seus pimpolhos impecavelmente limpos. Vocês podem estar mais prejudicando a saúde das crianças do que ajudando a preservá-la. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego conduziram uma pesquisa que mostrou que a bactéria staphylococci, muito presente em ambientes abertos, quando em contato com a pele ajuda a prevenir que o sistema imunológico fique ativo demais, o que poderia causar erupções na pele e tornar qualquer machucadinho muito doloroso. Na verdade a pesquisa veio corroborar outros estudos anteriores que rezavam que a exposição a certos germes na primeira infância provoca um fortalecimento do corpo em relação a alguns tipos de alergia e também ajuda a explicar porque países mais desenvolvidos têm mais casos de eczema infantil.O dermatologista líder da equipe, Dr. Robert Gallo afirmou que alguns germes são bons para os seres humanos e disse que foi a primeira vez que se pode verificar como essa bactéria ajuda em inflamações. O efeito ocorre porque uma molécula chamada ácido lipoteicóico staphilococcal age diretamente nos queratinócitos, o primeiro tipo de pele encontrada na epiderme humana. Os testes foram realizados em ratos e em células humanas e os resultados foram publicados no último número do periódico Nature Medicine. Agora também não dá mais para reclamar quando aquele genro chato disser "deixa disso, que cria anticorpos" toda vez que seu filho se machucar.

13/12/2009

Idéia de presentinho de natal

Adorei essa ideia, é prática, bonita e económica. Vale a pena conferir. É usar a criatividade e pronto, tá lindo!!

Um feliz natal...por Anne Geddes...


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